Revendo Polêmicas : Cazuza Cospe em Bandeira Brasileira em apresentação.

Antipatriotismo, rebeldia genuína, ou protesto ?


Cazuza em Rock in Rio 1985
Um fato que nunca foi entendido por muitos brasileiros, foi a polêmica causada pelo Poeta Cazuza, que no dia 18 de Outubro de 1988, em sua apresentação no Canecão, realizou um ato muito inusitado.Ao receber uma bandeira do Brasil jogada no palco, por uma prima sua, durante a canção Brasil,fãs imaginavam que o cantor repetiria o ato de vestir a bandeira, como fez no Rock in Rio 85 no dia da primeira eleição democrática após 20 anos de ditatura militar, no entanto Cazuza mostrou-se insatisfeito para com o simbolo Brasileiro e Cuspiu na bandeira arremessada.
De acordo com Cazuza, a música Brasil seria uma denúncia de sua indgnação mediante a situação em que se encontrava o seu Páis no fim da decáda de 80, que tinha o maior indíce de inflação Mundial (900%) que corróia nossa economia além de denúncias envolvendo o assassinato de Chico Mendes, que entristecia o Brasil naquela época. Então será que homenagear o Brasil naquele momento seria o certo, e ainda mediante a apresentação de uma música que críticava o Páis? Não foi a opinião de Cazuza, que respondeu com o supreendente ato. Quando interrogado pela imprensa, Cazuza deu a seguinte afirmação:"Cuspi sim e cuspiria de novo"
A polêmica foi armada, e muitas celebridades se manifestaram contra o ato de Cazuza, O jornalista Humberto Saad Foi o que mais se manifestou, declarando que não admitiria tal ofensa a bandeira.
Cazuza escreveu a seguir uma carta que contaria seu real motivo por tal ato, e por estar debilitado pediu que seu pai, João Araújo se encarregasse de entrega-la a imprensa. João porém optou por mante-la em sigilo, para evitar o aumento da polêmica.Semanas após a Morte de Cazuza, João Araujo entregou enfim ao jornal o Globo a carta a seguir:

"Está havendo uma polêmica, um escândalo, como diz o JB de terça-feira, 18 de outubro, com o fato de eu ter cuspido na bandeira brasileira durante a música
Brasil no meu show de domingo no Canecão. Eu realmente cuspi na bandeira, e duas vezes. Não me arrependo. Sabia muito bem o que estava fazendo, depois que um ufanista me jogou a bandeira da platéia.
O senhor Humberto Saad declarou que eu não entendo o que é a bandeira brasileira, que ela não simboliza o poder mas a nossa história. Tudo bem, eu cuspo nessa história triste e patética.
Os jovens americanos queimavam sua bandeira em protesto contra a guerra do Vietnã, queimavam a bandeira de um país onde todos têm as mesmas oportunidades, onde não há impunidade e um presidente é deposto pelo 'simples fato de ter escondido alguma coisa do povo.
Será que as pessoas não têm consciência de que o Vietnã é logo ali, na Amazônia, que as crianças índias são bombardeadas e assassinadas com os mesmos olhos puxados? Que a África do Sul é aqui, nesse apartheid disfarçado em democracia, onde mais de cinqüenta milhões de pessoas vivem à margem da Ordem e Progresso, analfabetos e famintos?
Eu sei muito bem o que é a bandeira do Brasil, me enrolei nela no Rock'n'Rio junto com uma multidão que acreditava que esse país podia realmente mudar.A bandeira de um país é o símbolo da nacionalidade para um povo.Vamos amá-la e respeitá-la no dia em que o que está escrito nela for uma realidade. Por enquanto, estamos esperando".


Fonte:  http://forums.otserv.com.br/showthread.php?3072-Carta-de-Cazuza-ao-JB!

Fonte : Só as mães São felizes (Regina Echeverria)

Comentários

  1. Que pena o Cazuza não tenha cuidado de si próprio e morrido precocimente de onde sileciosamente não pode ver nem viver o momento atual de avanço e a melhora que o nosso país BRASIL! esta passando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele morreu de complicação do HIV , na época não tinha tratamento como hoje

      Excluir
  2. melhoria... vejo cada dia a situação pior.. Um museu de grandes novidades... Preços altos,,, Brasil arrecadando muito em impostos e nada para o povo a não ser mentiras da mídia... Cada dia pior

    ResponderExcluir
  3. Melhoras??? onde q eu não to vendo?
    menos tv mais realidade manolo
    olha um pouco a sua volta.
    vc acha q pq trouxeram o rock in rio (pop em rio na vdd) denovo pro brasil, a copa, o pan as coisas estão melhorando?
    soh prova q o brasileiro esta cada vez menos preucupado com coisas realmente importantes e q temos um governo irresponsavel sujo
    lamentavel...

    ResponderExcluir
  4. Eu só discordo em relação à defesa que ele fez aos EUA, em país algum, as pessoas tem a mesma oportunidade, não interessa se é um país com a maior potência do Mundo capitalista ou um comunista, o fato é que a realidade está distante de todos... Mas enfim, as belas palavras de Cazuza neste texto foram mostradas ao enredo do próprio.

    ResponderExcluir
  5. Acho que ele fez certo, e é uma pena muitas pessoas não terem entendido a mensagem que ele passou. Acho que as coisas só veem piorando de la pra cá, pelo menos antes o povo tinha mais força de vontade e tinha pessoas que tivessem coragem de tomar algumas atitudes sem medo das consequências, apenas pelo direito de passar uma boa mensagem. É isso que nos falta hoje. Quanto mais o Brasileiro abaixa a cabeça mais os "GRANDES" nos pisão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katy Diva,nem por isso, deveríamos fazer o que ele fez, não justifica,pena que o nosso país está do jeito que está,mas nem por isso devemos sair por aí queimando, cuspindo ou falando mal do nosso pelo país, devemos criticar sim nossos covernantes.

      Excluir
  6. ELE QUE ESTAVA CERTO EM CUSPIR NESSA MERDA DE BANDEIRA QUE NÃO ESTA ESCRITO NADA COM NADA ,ATE HOJE NÃO VI NENHUMA ORDEM E PROGRESSO NO BRASIL,SO VEJE MENSALAO ATRAS DE MENSALAO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você sempre pensar desse jeito nunca vai haver ordem,tem que começar por você amigo

      Excluir
  7. Imaginem se estivesse vivo nos dias de hj ......o que faria então ? Nada pode justificar um gesto tão besta.Poderia expressar em palavras,mas não oq fez c a bandeira ....gesto de rebeldia .... e infelizmente vemos muitos jovens nessa linha .... isso não é exemplo.

    ResponderExcluir
  8. Lamentavelmente, mais de 30 anos depois e continua tudo do mesmo jeito.

    Reproduzindo um trecho de uma canção do Legião Urbana, de 1987:

    Nas favelas, no Senado
    Sujeira pra todo lado
    Ninguém respeita a Constituição
    Mas todos acreditam no futuro da nação
    Que país é esse?

    ResponderExcluir
  9. Rebeldezinho idiota.Se achava muito inteligente mas não passava de um playboyzinho filhinho de papai que nunca precisou lutar por nada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas