Perfeição : Uma análise da nossa realidade
Sete de Setembro de 1822, data que ,conforme contam nossos livros didáticos, Dom Pedro I teria proclamado digamos que de forma "heróica" a Independência do Brasil.O que é contestado por muitos históriadores, já que como sabemos a nossa independência apenas foi reconhecida através do pagamento de dois milhões de Libras a Metropole (Portugal).
Outro ponto contestado é o fato do povo brasileiro não participar do processo de Independência e mesmo com a assinatura oficial desta, brasileiros não sentirem-se livres, afinal ainda eramos dirigidos por um Imperador Português e por este instaurar ainda um estilo de "ditadura" baseada em seu poder moderador, onde este tinha total autoridade sobre o Páis. A abolição da escravatura também não tinha ocorrido, o que deixava a população ciente de que um real liberdade da nação ainda não havia acontecido.
Hoje então comemoramos mais um aniversário do dia da "Indepêndencia", e o que deveria ser um dia para refletirmos sobre a nossa Pátria, tornou-se nada mais que mais que um feriado e um dia merecido de descanso para o brasileiro.
Para aqueles que aceitam uma reflexão sobre a realidade brasileira, escolhemos a ánalise de um conhecido texto musicado do Poeta Renato Russo : Perfeição.
Perfeição foi uma das músicas inclusas no álbum Descobrimento do Brasil do Legião Urbana, que foi lançado no ano de 1993, este álbum pedia, conforme seu título infere, que descobrissemos o verdadeiro Brasil, a nossa verdadeira realidade, e Perfeição pode ser considerada como a maior crítica existente no projeto,onde os problemas sociais são desmacarados, Renato Russo nos faz analisar tudo aquilo fazemos questão de ignorar neste nosso País : Corrupção, violência,preconceitos, descasos com a educação,saúde meio ambiente e direitos trabalhistas.
È denunciado também na obra a preocupção que o brasileiro tem por questões banais como futebol, carnaval.
Uma breve introdução a análise de Perfeição foi realizada pelo Arte na face, agora convidamos você que acompanha o nosso blog a fazer uma releitura da poesia e tirar assim suas próprias conclusões sobre a obra.
Comentários
Postar um comentário